Até o dia 6 de setembro, o Atelier Subterrânea exibe a exposição “Três Estações”, com obras dos artistas Tigo Weiler, Helene Sacco e Vivian Herzog. A coletiva tem curadoria da Casa Paralela, de Pelotas, e faz parte do projeto BR116: circuitos independentes em trânsito.

Helene Sacco apresenta uma série de trabalhos voltados ao Lugar Nenhum, um lugar inventado a partir de pesquisas em documentações enciclopédicas do início do século 20 e de objetos que se referem a este espaço imaginado. A artista faz uso de um tom ficcional na narrativa que transpassa as obras expostas. Além delas, uma série de carimbos também está à disposição do público para manuseio. Cada imagem dos carimbos representa um destes locais e objetos inventados pela artista. [Confira a entrevista completa com a artista aqui]

Foto Anderson Astor

Vivian Herzog expõe duas séries de desenhos em que misturam tonalidades artificiais com elementos florais do cotidiano, que acabam por remeter a texturas do dia-a-dia, seja de uma estampa, da cortina, ou de uma planta. Traçando um caminho em que aponta no sentido gráfico do desenho, a artista faz uso da ideia de reservatório, que consiste em apropriações daquilo que está em volta para formar um espaço de reserva destes grafismos, em um trabalho “não sozinho”. [Confira a entrevista completa com a artista aqui]

Foto Anderson Astor

Já Tigo Weiler compõe a exposição com o vídeo “Orientações Desordenadas”, no qual apresenta imagens sobrepostas que, ao se fundirem, provocam o encontro de diferentes figuras. Na abertura da coletiva, 4 de julho, o artista realizou a performance “Ferrete: Dentre as marcas que nos deixam, são poucos que realmente
as percebem”. A ação consistiu na continuação da tatuagem feita no peito do artista, com novos traços ao desenho iniciado na primeira parte da performance, durante a mostra Paralelo 31, em Pelotas. Em “Transferências Temporárias”, Tigo apresenta também os objetos utilizados durante “Ferrete”.

Foto Anderson Astor

 

Texto da Casa Paralela sobre “Três Estações”

A exposição Três Estações apresenta a curadoria da Casa Paralela, espaço independente, situado em Pelotas, pensada especificamente para o Atelier Subterrânea, em Porto Alegre. A Casa Paralela foi inaugurada em dezembro de 2011 e nasceu da necessidade de um rompimento com uma situação de estagnação no circuito artístico da cidade, propondo um espaço livre de vínculos institucionais, com um modelo desburocratizado de exposições, bastante influenciado pelo Atelier Subterrânea.

Em sua primeira curadoria fora de Pelotas, a Casa Paralela buscou reunir artistas que mantém um vínculo com as duas cidades e que, ao mesmo tempo, estão na plenitude de sua produções artísticas, com trabalhos que estimulam, seja pelo fascínio visual, seja pelo jogo da inscrição corporal ou pela participação ativa do espectador. Helene Sacco, Vivian Herzog e Tigo Weiler foram os convidados e trouxeram para exposição desenhos, objetos, vídeo e performance, produção vigorosa que impulsionou a formulação do nome da mostra.

A palavra estação, ao mesmo tempo que imprime uma noção de lugar, também traz uma noção de tempo, no sentido da passagem, do deslocamento. Como lugar, pode levar a idéia dos encontros e desencontros, espaço dialético, onde a diferenças podem ser congregadas. Estação, como um signo de temporalidade, se desdobra na exposição em narrativas de viagem que desembocam em não-lugares e lugares inventados, mas também como espaço de ação e registro ou como resultado da observação do mundo natural.

 Casa Paralela, 19 de julho de 2013

——————————————————————————————————

 

O projeto BR116: circuitos independentes em trânsito, do qual faz parte a exposição, consiste em uma série de atividades propostas pela parceria entre o Atelier Subterrânea e a Casa Paralela. Simultaneamente a Transferências Temporárias, acontece a exposição “Três Estações”, com curadoria da Subterrânea na Casa Paralela. Ao final do semestre, os artistas de ambas exposições se reúnem em uma grande coletiva que será exibida em Pelotas e em Porto Alegre. Durante o semestre, também ocorrem visitas guiadas às exposições e oficinas ministradas por Vivian Herzog e Ernani Chaves.

Serviço Completo – [Projeto BR116: circuitos independentes em trânsito]

Três Estações | Curadoria Casa Paralela
Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência 745, subsolo)
Artistas: Vivian Herzog , Tigo Weiler , Helene Sacco.
Abertura 04/07 (quinta-feira), 19h | Encerramento: 6/09
Performance na abertura do Tigo Weiler, das 20h30 às 21h30
Conversa com artistas na Subterrânea: 20/07 (sábado), 16h

Oficinas no SANTANDER CULTURAL:
“A cozinha do desenho”, com Vivian Herzog: 23/07 (manhã e tarde)
“Construir na arte, acumular na vida”, com Ernani Chaves: 24/07 (manhã e tarde)
Inscrições gratuitas: ecult03@santander.com.

Transferências Temporárias | Curadoria: Atelier Subterrânea
Onde: Casa Paralela (Rua Uruguai, 1577, Pelotas)
Artistas: Ernani Chaves, Diego Amaral, Marília Bianchini
Abertura: 05/07 (sexta-feira), 19h | Encerramento: 06/09
Conversa com os artistas: 06/07 (sábado), 16h
Oficina com Ernani Chaves: 17/08 (manhã e tarde)