Além das exposições em Pelotas e Porto Alegre, o projeto BR116, realizado pela Casa Paralela e Atelier Subterrânea, propõe uma série de atividades que está sendo desenvolvida ao longo do segundo semestre de 2013:

Nos dias 23 e 24 de julho, Vivian Herzog e Ernani Chaves ministraram, respectivamente, oficinas no Santander Cultural. Vivian realizou a atividade “A cozinha do desenho: confecção e experimentação de materiais alternativos”, em que explorou as diferentes receitas que dão forma a materiais tradicionais do desenho, como o pastel seco, o nanquim e a aquarela líquida, enquanto Ernani desenvolveu a oficina “Construir na arte, acumular na vida”, propondo o exercício da construção e desconstrução através de materiais reutilizados.

 

Em Pelotas, as ações de mediação estão sendo encabeçadas pelo grupo Patafísica, que dá apoio às atividades educativas da Casa Paralela. A primeira visita à exposição “Transferências Temporárias” foi realizada com o grupo do CAPS Zona Norte (Centro de Atenção Psicossocial), no dia 29 de julho, seguida de outras cinco mediações, nas semanas seguintes, com alunos da rede de ensino do município e um grupo de teatro.

 

Já no mês de agosto, aconteceram 4 visitas guiadas e oficinas na Subterrânea, como parte da programação da exposição “Três Estações”. Sob a coordenação da co-gestora do espaço, Lilian Maus,crianças e jovens do SASE Morro Santana, da EMEF Chico Mendes e EEEM Presidente Costa e Silva visitaram a exposição, realizaram atividades com carimbos e confeccionaram seus próprios flipbooks.

 

E os eventos do BR116 não param por aí: em outubro, uma exposição reunindo os trabalhos dos seis artistas que participaram das primeiras mostras será realizada em Pelotas, e depois segue para Porto Alegre. Na abertura da exposição na capital, serão lançados também o catálogo e o documentário do projeto, contendo todas as informações, imagens, entrevistas e demais registros feitos durante as atividades no segundo semestre do ano.

 

(fotos Anderson Astor)