No dia 23 de setembro, às 19h, o Atelier Subterrânea inaugura a exposição “Pintura”, de Marilice Corona e Raquel Magalhães. Composta por cerca de 30 obras, a exposição coloca em diálogo trabalhos que exploram a prática pictórica a partir de imagens prévias, tendo como dispositivo o registro fotográfico. Através deste, um universo de possibilidades é explorado pelas artistas.

Na produção de Marilice Corona, a representação do espaço expositivo e do cenário de produção funcionam como estratégias eficazes. Fotografar o atelier com as pinturas em andamento ultrapassa a intenção de mero registro. A ação possibilita inúmeras replicações de imagens, que dão a ver tanto a genealogia da pintura como acabam por torná-la matriz geradora de novos trabalhos. A abstração presente nesta nova série e que, nos anos 90, servia de cenário para as pequenas figuras da artista, retorna levantando novas questões.

Já as pinturas de Raquel Magalhães partem de fotografias encontradas em diferentes meios, de forma que resultam em imagens formadas a partir de outras pré-existentes. O modelo da pintura está ausente e é apenas conhecido a partir do traço. É através deste distanciamento que a obra da artista tem início. Existe uma condução do olhar do espectador a respeito não apenas “do que olhar”, mas do “que olhar em seguida”, criando assim, narrativas segmentadas, interrompidas, obscuras.

“Pintura” fica em exposição na Subterrânea (Av. Independência, 745, subsolo, Porto Alegre) até o dia 26 de outubro e pode ser visitada de segunda a sábado, das 14h às 18h. No dia 26 de outubro, às 14h, acontece a Conversa com as Artistas.

Marilice Corona e Raquel Magalhães: Pintura
23 de setembro a 26 de outubro de 2013
Conversa com as artistas: 26 de outubro, 16h
Visitação de segunda a sábado, das 14h às 18h
Independência 745 | Porto Alegre

 

Obras de Raquel Magalhães

 

 

 

Obras de Marilice Corona