A Secretaria da Cultura do Estado, o Atelier Subterrânea, a Casa Paralela e a Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas apresentam a exposição Interiores Compartilhados. Com abertura no dia 17 de outubro, no Casarão 6, em Pelotas, a coletiva apresenta obras de Helene Sacco, Vivian Herzog, Tigo Weiler, Diego Passos, Marília Bianchini e Ernani Chaves.

A mostra fica em cartaz até 29 de novembro e integra o projeto BR116: circuitos independentes em trânsito, contemplado pelo Edital 2012/1 de Desenvolvimento da Economia da Cultura – Pró-cultura FAC/RS. Realizado pelo Atelier Subterrânea (Porto Alegre) e pela Casa Paralela (Pelotas), o projeto tem como objetivo fortalecer as relações de troca através de experiências multidisciplinares que envolvem os espaços, artistas e público.

Em Interiores compartilhados, os artistas apresentam obras que dialogam com a arquitetura do Casarão 6, edifício construído em 1879 e prédio central de um importante conjunto arquitetônico neorrenascentista preservado na cidade de Pelotas. Cada artista irá ocupar individualmente uma das salas do local, sendo reservada a maior sala para a convivência das obras dos seis. Móveis, pinturas, objetos cotidianos, desenhos e até grama sintética fazem parte dos elementos que serão trazidos para o Casarão, com o intuito de estabelecer relações com a edificação. Algumas obras foram concebidas especificamente para o Casarão 6, outras, propõem um diálogo com este lugar e sua memória. Ao potencializar a ideia do convívio na casa, a exposição desafia os artistas a repensarem suas obras diante de um lugar tão distinto do cubo branco, termo utilizado para definir a galeria moderna.

Veja imagens dos trabalhos dos artistas:

Os artistas que integram a exposição participaram anteriormente das coletivas simultâneas Transferências Temporárias (Marília Bianchini, Diego Passos e Ernani Chaves, com curadoria do Atelier Subterrânea) e Três Estações (Vivan Herzog, Helene Sacco e Tigo Weiler, com curadoria da Casa Paralela). Agora, os seis se reúnem para ocupar o espaço do Casarão 6 e, posteriormente, a Galeria Xico Stockinger (CCMQ), no MACRS (Porto Alegre). Além das exposições anteriores, também fizeram parte de BR116 oficinas de Ernani Chaves e Vivian Herzog, visitas mediadas do grupo Patafísica e de Lilian Maus, e palestras com os artistas em ambas as cidades. Com Interiores compartilhados, o projeto marca o encerramento de suas atividades em Pelotas.

 

Exposição Interiores compartilhados
Curadoria: Atelier Subterrânea e Casa Paralela
Onde: Casarão 6 (Pç. Coronel Pedro Osório, nº 6, Pelotas/RS)
Abertura: 17 de outubro, 19h
Visitação: 17 de outubro a 29 de novembro de 2013, de segunda a sexta,
das 14h às 18h (Obs.: nos finais de semana de novembro o Casarão 6
estará aberto à visitação das 14h às 18h)
Contato: Casarão 6 – (53) 3222 0222; Subterrânea –
contato@subterranea.art.br; Casa Paralela –
contato@casaparalela.com.br;