Marcando o encerramento do projeto homônimo, a coletiva BR116: circuitos independentes em trânsito apresenta um apanhado da produção dos artistas Tigo Weiler, Helene Sacco, Vivian Herzog, Ernani Chaves, Marília Bianchini e Diego Passos através da curadoria dos espaços independentes Casa Paralela (Pelotas) e Atelier Subterrânea (Porto Alegre).

A mostra, a ser inaugurada dia 12 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do RS – galeria Xico Stockinger (Rua dos Andradas, 736, 6° andar – CCMQ) é realizada a partir da parceira entre o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), o Atelier Subterrânea e a Casa Paralela, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura (Fundo de Apoio à Cultura – FAC/SEDAC-RS).

A exposição será composta por pinturas, desenhos, instalações, fotografias e esculturas que representam a diversidade de linguagens artísticas presente na execução do projeto. Durante a abertura, será lançado e distribuído gratuitamente o catálogo do projeto e exibido o videodocumentário, ainda inédito.

Sobre o projeto:

Contemplado no Edital 2012/1 de Desenvolvimento da Economia da Cultura – Pró-cultura FAC/RS, o projeto tem como meta fortalecer relações e experiências de trocas entre os espaços, artistas e gestores, além de estimular a criação de público para as artes visuais e difundir a produção artística do Rio Grande do Sul. Ao longo do segundo semestre de 2013, foram realizadas oficinas, palestras, visitas mediadas e três exposições coletivas, sendo as duas primeiras simultâneas em Pelotas (com Marília Bianchini, Diego Passos e Ernani Chaves) e Porto Alegre (com Vivan Herzog, Helene Sacco e Tigo Weiler), enquanto a terceira apresentou o conjunto da produção dos seis artistas no Casarão 6, prédio central de um conjunto arquitetônico neorrenascentista na cidade de Pelotas. Agora, a coletiva final do projeto segue para Porto Alegre, no MACRS, onde apresenta uma retrospectiva das obras realizadas no projeto.

 

Exposição BR116: circuitos independentes em trânsito
Helene Sacco, Vivian Herzog, Tigo Weiler, Ernani Chaves, Marília Bianchini e Diego Passos
Curadoria: Atelier Subterrânea e Casa Paralela
Local: Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), galeria Xico Stockinger (Rua dos Andradas, 736, 6° andar – CCMQ)
Abertura 12 de dezembro de 2013, 19h
Encerramento 2 de fevereiro de 2014
Visitação: Segunda das 14h às 19h | De terça à sexta das 10h às 19h | Sábado, domingo e feriado das 12h às 19h
Informações e agendamento de turmas: +55 51 3221 5900 – mac@sedac.rs.gov.br / facebook.com/contemporanears