Secretaria de Estado da Cultura apresenta: CADERNOS DE GESTÃO

 

O projeto Cadernos de Gestão, contemplado pelo Edital SEDAC nº 07/2013, Edital de Concurso Pró-cultura RS FAC Processos Culturais Colaborativos, já começa a dar seus primeiros passos.

Com o objetivo final de criar uma plataforma para compartilhamentos de informações sobre gestão de espaços artísticos, o projeto iniciou com um diagnóstico inicial das instituições que participam desta rede. Casa da Ribeira (RN), Atelier Aberto (SP), Atelier 397 (SP), JACA (MG), Arena (RS) e a própria Subterrânea participam desta articulação e responderam a um questionário inicial do projeto para dar sustento às primeiras análises que servirão de base para a plataforma.

Veja aqui como os espaços responderam à seguinte questão:

Quais as oportunidades e desafios proporcionados pela cidade onde a instituição se encontra?

ATELIÊ 397 (São Paulo)
A cidade de São Paulo oferece algumas oportunidades para o financiamento do espaço, para a discussão artística contemporânea e algumas outras coisas, mas, ao mesmo tempo, cria barreiras enormes entre os diversos meios. A procura por um financiamento é muito concorrida, a estrutura do lugar se torna cada vez mais cara enquanto o espaço não tem um aumento no retorno proporcional ao que gasta.

CASA DA RIBEIRA (Natal)
O contexto proporciona a busca pelo entendimento. Pra que serve uma sala de arte contemporânea? Para que tanta captação de verba? Para que tanto projeto?

JACA (Belo Horizonte)
Oportunidades – Elegemos como sede da nossa instituição um bairro da periferia de Belo Horizonte que está no município de Nova Lima, na região de expansão do vetor sul da capital. O Jardim Canadá, além de mesclar contextos distintos que servem de laboratório para as investigações da instituição e dos artistas que ali recebemos, é hoje um ponto estratégico no contexto da Grande BH. Estamos próximos a pequenas e médias empresas que se firmam como parceiras de projetos de desenvolvimento de produtos que reaproveitam material descartado e que potencialmente podem gerar recursos financeiros para instituição; contamos com o apoio de uma rede de parcerias com outras organizações sociais para realização de ações de sensibilização e democratização do acesso à arte e à cultura.

Desafios – Fazer com que o espaço seja apropriado e frequentado por pessoas que residem no bairro, em sua maioria imigrantes recentes com renda familiar de até 3 salários. O Jardim Canadá está distante da sede do município e não dispõe de serviços públicos importantes, como por exemplo, recolhimento de lixo seco e de resíduos gerados pelas empresas e transporte coletivo regular dentro do bairro. Apesar disso, o bairro, por estar situado nos arredores de condomínios horizontais de luxo, tem sofrido com a especulação imobiliária e tem sido difícil manter o espaço depois de uma grande subida nos valores de aluguel dos galpões. Nosso principal desafio hoje é conseguir uma sede própria e/ou de baixo custo e investir em pesquisas de mobilidade urbana e de equipamentos artísticos culturais.

ATELIÊ ABERTO (Campinas)
Oportunidades: estamos em uma cidade que possui mais de quatro universidades, grande polo de desenvolvimento científico e tecnológico, centro da Região Metropolitana de Campinas, com ampliação do aeroporto de Viracopos (sendo hoje um dos principais aeroportos do Brasil); mudança atual da direção da Secretaria Municipal de Cultura, com mais aproximação ideológica; proximidade da capital; a sede do Ateliê Aberto se encontra na zona central; apesar de ser uma cidade grande (mais de um milhão e meio de habitantes) ainda existem poucos espaços culturais, sendo o Ateliê Aberto um espaço de relevância, referência e resistência.
Desafios: criarmos cada vez mais interlocuções com outros espaços, instituições e artistas; estreitarmos relações com empresas para desenvolvimento de projetos, ampliarmos parcerias e apoios, seguirmos com o aumento e qualidade de público espontâneo e programado.

ATELIER SUBTERRÂNEA (Porto Alegre)
Oportunidades: rede de espaços artísticos e iniciativas na cidade; grande número de artistas; localização no bairro Bom Fim permite fácil acesso; ainda há uma situação de ineditismo de projetos a serem realizados em escala municipal; em escala estadual, há um grande incentivo do Governo em editais culturais e com enquadramento jurídico, a Subterrânea fica apta a participar de diversas iniciativas
Desafios: Mobilizar população em visitações; relações muito fechadas em editais municipais.

 

 

logos toscos