성장교본

Inaugurou no dia 18 de março, no Seoul Museum of Art (Seoul, Coréia do Sul), a exposição The Growing Manual, da qual o Atelier Subterrânea faz parte. Com curadoria do inglês John Reardon e da sul-coreana Hyemin Son, a exposição apresenta fotografias, materiais e textos de espaços artísticos da Indonésia, México, Brasil, Malásia, Inglaterra, entre outros, e faz parte do projeto homônimo que busca conhecer situações de coletivos e espaços de diferentes países. A Subterrânea participa com fotografias do projeto VETOR, entrevista feita com os gestores e materiais de projetos realizados anteriormente.

Sementes

A mostra também é composta por instalações com sementes em germinação que representam os espaços integrantes do projeto. Inspirados pelos sentidos que a palavra “grow” oferece e pelo uso de plantas como meio artístico, os curadores do projeto convidaram cada espaço a escolher uma semente para representação. A escolha da Subterrânea foi a semente do abacate, devido aos três grandes abacateiros que se encontram ao redor do pátio do Atelier. Um mapa acompanha a instalação, com indicações das plantas de cada país. Ao todo, são 11 espécies de diferentes habitats crescendo dentro do Seoul Museum of Art.

Materiais em Diálogo

Também faz parte da mostra uma pequena “loja expositiva”, com os materiais e produtos desenvolvidos por cada espaço, como livros, catálogos, t-shirts, bolsas. A Subterrânea colabora com catálogos projeto VETOR e BR116, além do material da exposição Instâncias do Desenho e de outras peças gráficas. A ideia é que os produtos sejam trocados entre os espaços com o objetivo de criar situações de diálogo e rede.

Catálogo do projeto BR116  com materiais de coletivos e espaços artísticos de outros países

 

Imagem da residência de Luísa Nóbrega, durante o projeto VETOR, da Subterrânea, em exposição à direita e ao fundo

 

Mapa das 11 espécies que representam 11 espaços e coletivos no projeto The Growing Manual

 

 

The Growing Manual at Seoul Museum of Art, SeMA