Questionando a percepção das escalas e o repertório imagético que possuímos do nosso entorno, o artista Marcelo Moscheta apresenta o projeto Potências de 10, no Atelier Subterrânea, em Porto Alegre, a partir do dia 6 de junho. Baseado no documentário de Ray e Charles Eames chamado Powers of Ten (1977), no qual é possível ter uma dimensão dos limites do Universo em uma viagem visual até o próton de uma molécula do corpo humano, Potências de 10 procura ilustrar, de forma poética, uma viagem de tal amplitude de deslocamento lançando mão de artifícios fotográficos como a escala alterada e a imagem invertida.

A mostra é formada por imagens que, além de expostas na galeria, compõem uma publicação de 32 páginas em formato tabloide que ilustra o ensaio de Moscheta sobre a relatividade das escalas do Universo em frações de 10. As imagens são montadas como pranchas de ilustração científica e dispostas no impresso de forma a percorrer uma viagem gráfica pelo nosso repertório visual, forçando-nos o ajuste de determinadas situações àquilo que conhecemos (ou não), mas que nos parece estranhamente familiar. O artista levanta questões fundamentais para o entendimento da nossa reação frente à constituição de um repertório de imagens norteado por artifícios tecnológicos como ferramentas de navegação e mapas virtuais.

A exposição, que ocupa a galeria do Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745, Porto Alegre – RS), pontua historicamente a ânsia do homem moderno em conhecer seus limites, bem como os alcances do universo que habitamos. A tiragem do ensaio é de 5.000 exemplares e será distribuída gratuitamente durante o período da mostra, que também contará com a projeção do filme Powers of 10, de 1977 e uma conversa do artista com o artista Rogério Livi (físico e artista visual) e Silvia Livi (astrônoma).

 

SERVIÇO
Potências de 10 – Marcelo Moscheta
Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745 / subsolo, Porto Alegre – RS)
Abertura: 6 de junho, sexta-feira, às 20h
Conversa com Marcelo Moscheta, Rogério Livi e Silvia Livi: 6 de junho, 19h
Visitação: Até 18 de julho, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Agendamento para visitação em outros horários: ateliersubterranea@gmail.com