Residência artística Subterrânea e Goethe-Institut

O Programa Artist in Residence, criado em 1997, visa promover o intercâmbio entre artistas brasileiros e alemães. Até 2009 contou a participação de 11 artistas alemães e foi realizado pelo Goethe-Institut em parceria com o Torreão (dirigido e coordenado por Elida Tessler e Jailton Moreira).

Em 2011 um novo ciclo se inicia – a parceria muda, mas o projeto continua! Esta edição esta sendo realizada com o Atelier Subterrânea e traz a Porto Alegre o artista berlinense Peter Pumpler.
O projeto consiste na estada do artista na cidade por um período de aproximadamente 6 semanas, criando novos trabalhos, mostrando sua produção e trocando experiências com artistas.
As duas instituições selecionam conjuntamente o artista, o Goethe-Institut viabiliza sua vinda e estadia, e o Atelier Subterrânea proporciona as condições de trabalho, coloca seu espaço expositivo à disposição e incentiva o intercâmbio com os artistas locais.

Flickr is currently unavailable.

Peter Pumpler trabalha predominantemente com acrílico sobre tela. As propriedades elementares da tinta como material, são o ponto de partida de sua criação artística. Suas obras revelam a capacidade que a tinta tem de escorrer, misturar, secar e quebrar. Pumpler abre mão de ferramentas tradicionais, como o pincel, utilizando a própria tinta como material escultórico. Sua formação na Academia de Artes de Karlsruhe, Alemanha, foi orientada, entre outros, por Peter Ackermann, Ernst Caramelle, Karin Sander e Gustav Kluge. Estudou um ano como aluno visitante com John Armler na Escola Superior de Artes de Braunschweig. Além de exposições individuais na Alemanha e Suíça, fazem parte do currículo do artista.diversos prêmios do mundo das artes, assim como participação em exposições coletivas na Alemanha, Suíça, Islândia, Nova York e Áustria.

Leia a nota do Atelier Subterrânea sobre a parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre noPrograma Artist in Residence.

Exposição 19 de maio a 17 de junho
Abertura: 19 de maio | 19h
Visitação: de segunda a sexta | das 14h às 18h

Encontro com o Artista
21 de maio | 16h | Entrada franca
Em inglês, com tradução consecutiva
No Atelier Subterrânea | Av. Independência, 745