OPEN DESIGN

Open Design é o desenho de produtos através da filosofia do código livre. Os planos e tutoriais são criadas por designers (profissionais ou amadores) e testados e refinados pela comunidade.

Quem se interessa pelo assunto pode saber mais sobre esse movimento em uma palestra com a artista e designer Lenara Verle, que vive atualmente na Alemanha, onde design, ecologia e inovação estão intrinsecamente ligados. Vai ser um bate-papo informal, com apresentação de projetos de Open Design e exemplos de iniciativas de comunidades pelo mundo afora que se dedicam à pratica e disseminação do design com código aberto.

Teremos também uma oficina pra quem quiser colocar a “mão na massa” e aprender na prática a construir alguns exemplos de open design. Compilamos e traduzimos algumas “receitas” selecionadas de produtos fáceis e criativos, que podem render ótimos presentes de Natal ecológicos, usando materiais reciclados. As receitas fazem parte de um livro, gratuito para os participantes da oficina mas que também pode ser adquirido separadamente.

Partindo de materiais como papelão e sacolas de plástico, os produtos resultantes são cheios de design e super criativos, ao final nem parecem ter sido um dia itens tão comuns, e ao invés da lixeira agora poderiam ter como moradia as prateleira de caríssimas lojas de design. A diferença é que é tudo feito por você mesmo com instruções de código aberto. O resultado final combina estilo, ecologia, além da diversão e satisfação de criar aquela bolsa e luminária exclusivas com suas próprias mãos.

 

Mais informações em http://www.mariacultura.com.br/