Exposição de Juliana Lima e Tiago Giora – “Superfícies de Contato”, a ser inaugurada dia 14 de julho, quinta-feira, às 19h, no Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo), traz a público um projeto inédito concebido especialmente para este local pelos artistas Juliana Lima e Tiago Giora. Os trabalhos a serem apresentados levantam questões sobre a prática escultórica na arte contemporânea e suas relações com a percepção, o espaço público e o espaço da galeria. As qualidades de matéria e forma contidas no ambiente são colocadas em jogo e apresentadas à experiência direta do público presente na Subterrânea. Enquanto Juliana faz uso de gesso e borracha para produzir objetos originados do espaço urbano, Tiago reveste com fita de demarcação de piso parte dos módulos expositivos, paredes e piso da galeria. Haverá ainda uma conversa aberta com artistas no dia 30 de julho, sábado, às 16h, no Atelier Subterrânea.

 

SOBRE OS ARTISTAS:

JULIANA LIMA nasceu em Boa Vista, RR, em 1983. Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS em 2008. Desde 2006 realiza exposições individuais e coletivas, utilizando-se de fotografia, objetos e intervenções. Em seu trabalho parte de elementos da arquitetura e do espaço urbano realizando intervenções tridimensionais no espaço expositivo, tendo o gesso como matéria-prima predominante. Participou de cursos e salões, destacando-se Salão da Câmara de Porto Alegre, em 2008, e Salão SESC-RS de Fotografia, em 2010. Indicação ao Prêmio Açorianos em 2009 na categoria “Destaque em fotografia”, com a exposição Entre Outros Planos em Porto Alegre, cidade onde reside.

TIAGO GIORA possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente cursando o Doutorado em Poéticas Visuais nesta mesma instituição. Estuda as relações entre arte e espaço urbano e arquitetônico produzindo esculturas, instalações e intervenções na paisagem trabalhando na fronteira entre a a experiencia fisica e os procedimentos de projeto. Paralelamente atua como pesquisador e professor no campo da arte contemporânea.

Entre as principais exposições de que participou estão: “Entre” na Casa M da 8ª Bienal do Mercosul (2011); “Dispor” no Espaço Cultural ESPM, Porto Alegre (2011); “Linhas das bordas periféricas de contorno”, no Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza (2011);”Amsterdam Biennale 2009″, projeto coletivo de intervenções no pavilhão Porto Alegre;“Passagens Secretas”, no Centro Cultural São Paulo (2008); “De dentro”, no Torreão, Porto Alegre (2007); “Giora Levitan”,na Light Contemporary Gallery, Londres, Inglaterra (2006); “Tracce di un Seminario”, na Galeria Viafarini, Milão, Itália (2005); “We will certainly be confused” no Espaço Ex-Ticosa, Como, Itália (2004).

Flickr is currently unavailable.

Serviço:

O que: Exposição “Superfícies de Contato” (entrada gratuita)
Abertura: 14 de julho, quinta-feira, às 19h
Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo)
Visitação: de 15 de julho a 12 de agosto de 2011, de segunda a sexta, das 14h às 18h
Conversa com artistas: 30 de julho, sábado, às 16h
Mais informações: contato@subterranea.art.br