projeto Percursos reune um grupo multidisciplinar de artistas visuais em 13 intervenções urbanas nos formatos de exposições, vídeo-instalações, ações, performances e web-arte, propondo novos olhares para situações despercebidas do cotidiano.
O objetivo é criar um circuito de artes paralelo à 6ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, propondo diferentes possibilidades e olhares sobre a realidade cotidiana e sobre a cidade, e estabelecer espaços de troca a partir da interação entre o artista e comunidade. Circuito em Porto Alegre: Mercado Público e centro, DMAE, Instituto Goethe e Atelier Subterrânea.
Romy Pocztaruk e Marina Camargo propuseram o projeto para a produtora Juliana Angeli. Juntas, convidaram os seguintes artistas e designers para percorrer espaços, paisagens e idéias: Marcelo Gobatto, Manuela Eichner, Camila Mello, Claudia Paim, Carina Sehn, Luiz Roque, Coletivo CDM, Andrei Thomaz, artistas do Atelier Subterrânea, Fabíola Kolling e a equipe da Box3 Design.

Energia em expansão

A denominação Atelier SUBTERRÂNEA, oriunda do espaço físico em que estes artistas trabalham, sugere também forças ainda invisíveis que este grupo traz à superfície, ao colocar sonhos em ação concreta. O que nos lembra, também, energias presentes no surgimento de uma planta, que para os olhos leigos e admirados “brota magicamente do nada”. No entanto, sabemos que esse nascimento é o resultado de potencialidades somadas no tempo. Também a magia dos oito artistas germina passo a passo, como resultante de conhecimentos acadêmicos agregados aos conhecimentos advindos das novas redes de sociabilidade presentes neste espaço de trabalho.

Atelier conjunto não é novidade na história da arte. A inovação que se percebe aqui é que eles se lançam sem arrogância, sem a pretensão do sucesso banal, mas com firmeza e imbuídos de um pensamento crítico, para tornar visível o caminho que cada um está construindo. Caminho em andamento, tanto físico como conceitual. A proposta é de um atelier aberto. E como forma de partilhar dessa intimidade, o visitante é convidado, por cada artista, a acompanhar trabalhos ainda em execução e outros já finalizados. É também a primeira vez que o grupo mostra seus trabalhos juntos e como diz um deles: “talvez a única certeza é de que teremos um ponto de partida vindo de cada um como esboço de um projeto e que, depois, este sofrerá contaminação das vizinhanças dentro do atelier”. Essa atitude permite identificar como artistas: Adauany Zimovsky, Antônio Augusto Bueno, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus, Luciano Zanetti e Túlio Pinto.

Fica evidenciado que um dos catalisadores da agregação do grupo é o desejo de destacar que a arte é necessária sempre, sobretudo, nas situações interrogativas em que vivemos hoje. Os desafios são constantes, mas compensados pela consciência de serem partícipes do aqui e agora, o que certamente trará conseqüências na vida de cada um. É o momento de apostar que arte e vida podem sim estar em sintonia, mas isso se constrói, e é o que vemos emergir da SUBTERRÂNEA.

Apreciação de Blanca Brites Porto Alegre,SET/07.

Flickr is currently unavailable.

Abertura

Convidamos a todos, nesta quinta-feira, dia 13 de setembro, para a abertura da exposição do circuito PERCURSOS:

Artistas da Subterrânea
Adauany Zimovsky, Antônio Augusto Bueno, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus, Luciano Zanetti e Túlio Pinto.

Local: Atelier Subterrânea (Av.Independência, 745/Subsolo)
Durante a abertura, haverá um sorteio de oito obras.
Números a R$ 5,00.

Visitação de segunda a sábado, das 14 às 19h
Encerramento: 6 de outubro de 2007.
Informações e visitas agendadas por ateliersubterranea@gmail.com

O Sorteio

Na abertura da exposição, dia 13 de setembro, quinta-feira, oito obras dos artistas do Atelier Subterrânea serão sorteadas. Os bilhetes numerados estarão à venda no dia da abertura da exposição, a partir das 19h, no local. O sorteio será realizado às 21h30.