Local: Museu da Sustentabilidade
de 15/09 a 13/10 ocupação – de 14 a 28/10 – exposição

Uma horta no museu

Agora é a vez de Túlio Pinto. Depois de Letícia Rita vivenciar e expor o resultado de sua ocupação no
Museu da Sustentabilidade é chegada a hora de um novo artista assumir o bastão passado por ela. Túlio chega de Porto Alegre, onde reside, para permanecer de 15 de setembro a 13 de outubro, hospedado, em horários indeterminados, no museu. O resultado desta residência poderá ser visto de 14 a 28 de outubro no mesmo local.

Idealizado pelo atelier a pipa (www.atelierapipa.com.br), o Projeto de Ocupação A pipa chega a 2ª edição. Evidenciar o processo criativo do artista é o foco principal da proposta, que recebe, para o ano de 2012, estes dois artistas.

O trabalho de Túlio Pinto estará estruturado em Práticas de Reconhecimento e Algumas Aproximações , um projeto que traz em si o diálogo entre dois vetores de tempo que apontam para sentidos opostos no espaço do Museu de Sustentabilidade, localizado na Praça Victor Civita. A articulação de materiais industriais, objetivando uma formalidade escultórica por meio de equilíbrios precários e efêmeros, se dará sobre uma horta construída dentro do espaço expositivo, estabelecendo uma relação especular com o que de fato existe fora da
edificação.

Serão plantadas hortaliças e/ou leguminosas que possam estar prontas para o consumo no último dia de exposição, quando, em um evento de celebração, serão consumidas em um banquete
verde. Durante o tempo de processo e exposição, acontece o desenvolvimento do potencial escultórico daquilo que cresce na horta, ao mesmo tempo em que ocorre o paulatino desmantelamento ou colapso de algumas estruturas em função de seu caráter precário e efêmero.

Paralelo às instalações serão realizadas oficinas educativas oferecidas gratuitamente para o público visitante de todas as idades. Durante as quatro semanas de processo do artista, acontecem oficinas artísticas no espaço ao lado de onde o artista desenvolve seu trabalho. Essas atividades se propõem a estabelecer um diálogo com cada etapa do processo de criação do artista. Assim, o público das oficinas, moradores, trabalhadores, freqüentadores e estudantes das proximidades da Praça Victor Civita, onde está localizado o Museu da Sustentabilidade.

A 2ª etapa do Projeto de Ocupação a pipa conta com parceria da produtora Porto das Artes (www.portodasartes.com) e, nesta etapa de 2012, com o apoio da Praça Victor Civita (http:// pracavictorcivita.org.br ). O projeto tem patrocínio da CCR.

SERVIÇO
Projeto de Ocupação A pipa
Local: Praça Victor Civita
Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Horário de funcionamento: Segunda a Domingo, das 6h30 às 19h
Tel.: (011) 3372-2303
Artista: Túlio Pinto
De 15/09 a 13/10 – ocupação |De 14 a 28/10 – exposição
Mais informações: www.pracavictorcivita.com.br

Oficinas de arte na Praça Victor Civita
Dias 18, 19, 20 e 21 de setembro
Tema: Objetos modulares na organização e percepção do espaço.
Dias 25, 26, 27 e 28 de setembro
Tema: Tensão e equilíbrio na relação de materiais distintos.
Dias 2, 3, 4 e 5 de outubro
Tema: Impermanência e transformação de objetos e materiais no tempo e espaço.
Dias 9, 10 e 11 de outubro
Tema: Experiência de transposição de elementos externos para o espaço interno das oficinas e
reflexão sobre as metáforas da ação.

*Em todas as oficinas haverá conversa com o artista e a apresentação do seu trabalho
Terças das 14h às 15h30
Quartas das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30
Quintas das 10h30 às 12h
Sextas das 14h às 15h30