Em Porto Alegre o evento de lançamento será dia 22 de novembro, quinta-feira, às 19h, no Atelier Subterrânea (av. Independência, 745/Subsolo).

O whisky escocês Passport, da Pernod Ricard, líder em seu segmento nas regiões Sul e Sudeste, lança a segunda edição do Passport Art Edition em escala dobrada em relação ao ano passado. O projeto passará por várias cidades brasileiras: Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. “Temos uma ligação muito forte com os jovens e Passport Art Edition e quer reforçar ainda mais esta relação levando arte, design, cultura e música urbana, para o universo em que eles estão inseridos”, comenta Patrícia Cardoso, gerente de marketing do grupo de bebidas standard da Pernod Ricard Brasil.

 



O convidado para criar uma arte exclusiva nas garrafas deste ano foi o artista plástico e músico Alexandre Cruz, mais conhecido pelo pseudônimo Sesper, um dos nomes mais influentes da arte urbana no Brasil. Seu trabalho consistente e marcante reúne colagem, pintura, serigrafia, papel, madeira e até discos, entre outros itens de suas coleções particulares.

A arte de Passport Art Edition passa por vários processos diferenciados, dois deles manuais, e com técnicas específicas, bastante conhecidas por profissionais da arte urbana como: stencil, silkscreen e retícula digital, que serviu para adequar os desenhos criados manualmente, como o personagem central, constante em suas criações na década de 90 e que agora ganhou uma releitura. Além da garrafa, Sesper também criou um fanzine da marca e um compacto em vinil do seu projeto The Good Loop, com música instrumental na linha do rock alternativo. “O projeto de criação dessas garrafas já começou fora do convencional porque eu sempre faço peças únicas. Foi bem interessante elaborar uma arte que será produzida em série e adquirida por diversas pessoas”, conta Sesper.

 

“Um dos motivos de Sesper ser um artista tão influente para a arte urbana brasileira é por ele ser primeiro a espalhar seu trabalho em diversas plataformas, como vídeos, música, galerias e produtos em colaborações com marcas, principalmente de streetwear e skate. Nessa colaboração com o whisky Passport, é a primeira vez que ele leva seu processo experimental para uma escala industrial, com um alcance de público realmente amplo”, conta o curador do projeto,  Lucas Pexão.

A edição limitada chegará aos consumidores no final de outubro com preço sugerido de R$ 42,50, mas os apaixonados por arte poderão adquirir a garrafa antecipadamente pelo site das Lojas Americanas (www.americanas.com.br) ou na própria fanpage da marca no Facebook (www.facebook.com/PassportScotchBrasil). Por ser um produto colecionável e feito para a noite, também estará disponível para a venda nas principais casas noturnas do Sul e São Paulo.

 

 

Projeto de em galerias de arte:
Entre outubro e dezembro, Passport realizará coquetéis de lançamento em galerias do Sul e Sudeste do país para expor e criar uma obra exclusiva em um painel, fazendo colagens a partir do fanzine desenvolvido para o projeto que conta com a arte e rascunhos da garrafa. O público terá acesso ao processo criativo do artista. O tour terá início em Florianópolis, passará por Curitiba e Porto Alegre e será finalizado em São Paulo fechando um ciclo de quatro painéis exclusivos. Durante os coquetéis de lançamento, acontecem a discotecagens do artista a partir de discos de vinil da coleção pessoal de Sesper e show do projeto musical The Good Loop, criado pelo artista.

Datas e locais
De 02/11– Exposição Florianópolis – Galeria Cor
De 17/11– Exposição Curitiba – Galeria Lúdica
De 22/11– Exposição Porto Alegre – Galeria Subterrânea
De 6/12 a 20/12 – Exposição São Paulo – Galeria LOGO

Sobre Sesper
Alexandre Cruz passou grande parte de sua adolescência andando de skate, fazendo fanzines e gravando fitas K7 em Santos – SP. Depois de integrar diversas bandas independentes, no início dos anos 90 inicia a banda Garage Fuzz, em que é vocalista até hoje, além de manter outros projetos musicais. Em São Paulo, passou a intervir nas ruas com adesivos e pôsteres, adotando o pseudônimo Sesper, enquanto também difundia sua arte através de estampas de camisetas para marcas de streetwear e capas de discos para selos independentes ou grandes gravadoras, entre outros produtos. Em paralelo, desenvolveu trabalhos em ateliê que passaram a ganhar visibilidade em espaços expositivos. A matéria prima de suas colagens rasgadas, geralmente orientadas pelo desenho e complementadas pela pintura, pode vir de coleções preciosas de revistas, zines, discos e cartas, assim como de trabalhos que produziu digitalmente e foram impressos em processos industriais para outros fins. Sesper também atua como curador, sendo um dos fundadores do seminal espaço expositivo Most e tendo participado da curadoria da mostra itinerante TRANSFER. Como documentarista/videomaker, dirigiu RE:Board, o resultado de uma extensa pesquisa sobre a história da arte nas pranchas de skate brasileiras.