Após realizar uma residência no espaço El Parche Artist Residency (Colômbia, Bogotá), a convite da artista/gestora Olga Robayo e com o apoio do Ministério da Cultura, Lilian Maus realizou a adaptação da oficina sobre livros de artistas, desenvolvida primeiramente na Colômbia, para escolas da Rede Pública (Ensino Fundamental e Médio) de Porto Alegre. Na atividade, as crianças e adolescentes aprenderam a construir suas próprias histórias de desenho animadas, em bloquinhos de papel. Conforme são folheados, as animações são reveladas. Histórias do cotidiano dos alunos são valorizadas através da atividade.


A oficina: em um primeiro momento, uma série de carimbos foi explorada pelas crianças em folhas A4,possibilitando a aproximação com os materiais e o desenho. Logo após, vídeos de flipbooks que fazem uso da técnica de animação foram mostrados para a turma. Por último, os jovens fizeram seus próprios livros animados em bloquinhos de papel, propondo a ação desenhada e exercitando a livre repetição do traço nas folhas do bloco.

O projeto: “Residência Artística e Intercâmbio entre Espaços Artísticos Independentes da América Latina: Lilian Maus em Residência no Espaço El Parche Artist Residency (Colômbia, Bogotá)” foi contemplado pelo edital de Intercâmbio Cultural do MinC e foi responsável pela promoção de diversos eventos que resultaram de sua execução, tais como exposição, oficina, palestra e produção audiovisual. Além disso, destaca-se que, através do apoio do MinC, foi possibilitado o encontro entre artistas/gestoras de espaços independentes do Brasil e da Colômbia (Lilian Maus/Atelier Subterrânea e Olga Robayo/El Parche), fomentando a experiência de intercâmbio e de troca não apenas no que diz respeito à arte, mas também à gestão e manutenção de espaços que promovam diálogos e atividades entre os mais diferentes públicos interessados em arte.