Inaugura no dia 28 de março (quinta-feira) a exposição Binary, no Lago das Artes (RJ), com obras dos artistas Brian House, Camilla Emson, Gabriel Netto, Marcelo Jácome, Marcone Moreira, Micah Schippa, Pablo Ferretti e Túlio Pinto. A exposição tem curadoria de Cyril Moumen (Inglaterra) e pode ser visitada entre 29 de março e 11 de maio de 2013.

Binary apresenta uma grande diversidade de suportes e meios trabalhados pelos artistas. Este diálogo multifacetado é estimulado por Moumen, que recentemente realizou residência curatorial no Largo das Artes e é diretora da Gallery Nosco (Londres-Nova York), parceira da instituição carioca na exposição.

Como ponto de partida, a exposição tem as pinturas de Camilla Emson, os desenhos de Gabriel Netto e a escultura de Túlio Pinto, com seus indicativos da tensão inerente à prática artística e sua relação permeável com a realidade. A obra sonora de Brian House, o vídeo de Micah Schippa e as pinturas de Pablo Ferretti, por outro lado, usam camadas de memória, histórias e imagens para construir seus trabalhos. Enquanto as pinturas de Ferretti são analógicas, Schippa e House manipulam seus trabalhos entre analógico e digital – Schippa inicia como uma peça analógica e transforma em digital, em contraste com o caminho inverso percorrido por House. O trabalho inédito de Marcelo Jácome e as fotografias de Marcone Moreira aprofundam o diálogo, tratando em suas obras de questões espaciais, composição geométrica, apropriação de objetos cotidianos e ação do tempo.

Foto: Maurício Froldi