No dia 3 de abril (quarta-feira), às 19h, o artista cearense Ícaro Lira realiza uma palestra na Casa Paralela, em Pelotas, sobre a residência artística realizada na região do litoral sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa artística intitulada “Náufrago” integra o Projeto de residências VETOR, promovido pelo Atelier Subterrânea (Porto Alegre), através do Prêmio Rede Nacional 2012 (Funarte/MinC).

Durante o mês de março, Lira percorreu a região em uma espécie de investigação arqueológica focada nos elementos naturais e arquitetônicos dos locais, assim como nas mudanças ocorridas no ambiente. O litoral sul é palco de rotas marítimas e eventuais naufrágios, fatos que propiciam alterações espaciais e ambientais na costa. A partir desta ideia, o artista coletou objetos e fez diferentes registros durante o trajeto pelo território gaúcho. O percurso incluiu Tavares, Mostardas, Bojuru, São José do Norte, Rio Grande, a Reserva do Taim, a praia do Cassino, até a região balneária do extremo sul do país, no Chuí. Os registros e coletas resultantes do processo farão parte de uma exposição no Atelier Subterrânea em junho.

“Náufrago” é a continuação de uma pesquisa que Lira vem desenvolvendo em diferentes residências pelo Brasil, pautadas sempre por situações de deslocamento nas quais o olhar atento opera em fragmentos cotidianos. Em 2012, por exemplo, o artista percorreu de bicicleta uma distância de 600km entre a capital Fortaleza e a cidade de Juazeiro do Norte durante o projeto “Romaria”. Na viagem, ele também recolheu diversos elementos e fez registros em vídeos, cartas, fotos e desenhos de um percurso marcado pela presença da seca e de histórias de vidas presentes e passadas. É sobre esta ideia de percorrer distâncias e praticar a atenção para os elementos das histórias dos lugares que o artista fala na Casa Paralela, subsidiado por toda a experiência de um mês percorrendo o litoral sul do RS.

Ícaro Lira tem 27 anos, nasceu em Fortaleza, e atualmente vive e trabalha em São Paulo. Tem formação em Cinema e Vídeo na Casa Amarela (Fortaleza-CE) e Montagem e Edição de Som, pelo Instituto de Cinema Darcy Ribeiro (RJ). Participou também dos programas Fundamentação e Aprofundamento na Escola de Artes Visuais do ParqueLage (RJ). Ícaro já realizou diversas exposições coletivas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Lisboa e Buenos Aires. Em 2012, teve a primeira exposição individual intitulada “Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem” na Galeria SESC-Crato. Atuou em residências artísticas no Uruguai, em Minas Gerais, na Argentina e no Rio de Janeiro, além do PROJETO “ROAD”, que propõe uma itinerância pelo território brasileiro.

O QUE: Palestra de Ícaro Lira (CE), artista residente do Projeto VETOR (Atelier Subterrânea – Porto Alegre)
ONDE: CASA PARALELA ( Rua Uruguai 1577 – Pelotas/RS)
QUANDO: 3 de abril, quarta-feira, às 19h