Com o objetivo de fortalecer relações de troca entre espaços artísticos independentes, além de estimular a criação de público para as artes visuais e difundir a produção artística do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura, o Atelier Subterrânea e a Casa Paralela apresentam as exposições paralelas Três Estações (Porto Alegre) e Transferências Temporárias (Pelotas), financiadas pelo Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura.

As exposições integram o projeto BR116: circuitos independentes em trânsito, contemplado pelo edital 2012/1 de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Pró-cultura RS FAC). O projeto prevê a realização, durante o segundo semestre de 2013, de quatro exposições, a serem exibidas em Porto Alegre e Pelotas, acompanhadas de oficinas, palestras, visitas guiadas para a Rede pública de Ensino, além de distribuição de catálogo e de lançamento de video-documentário.

No dia 4 de julho, quinta-feira, às 19h, será inaugurada a exposição Três Estações (curadoria: Casa Paralela), que traz, ao Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/subsolo – Porto Alegre), obras recentes dos artistas Helene Sacco, Tigo Weiler e Vivian Herzog, que residem em Pelotas. A exposição, composta por desenhos, objetos, vídeo e performance, evoca a ideia da viagem sob três pontos de vista distintos. Na mostra, que discute a relação entre obra e lugar, o espectador é convidado a percorrer lugares reais e imaginários, onde um espaço de ação é criado, observado e registrado. Na abertura, às 20h30, haverá performance do artista Tigo Weiler.

No dia seguinte, 5 de julho, sexta-feira, às 19h, é a Casa Paralela (Rua Uruguai, 1577 – Pelotas) que recebe a exposição Transferências Temporárias, que exibe a produção artística de Porto Alegre, por meio das obras de Diego Amaral, Ernani Chaves e Marília Bianchini. A mostra apresenta, por meio de impressões fotográficas, esculturas, gravuras e instalações, diferentes representações da passagem de estados, falando sutilmente de um registro da efemeridade. Nas obras de Ernani, uma construção vertical anuncia um desmoronamento, já Diego desloca temporariamente um canteiro para o jardim da Casa e Marília sobrepõe tempos em fotografias sobre delicados suportes de papel manufaturado. No dia 7 de julho, sábado, às 16h, haverá, na Casa Paralela, conversa aberta ao público com os artistas e mediação dos curadores.

Tigo Weiler – Ferrete – Dentre as marcas que nos deixam são poucos que realmente as percebem – Parte 1- Paralelo 31 na Casa Paralela Foto Rogério Franck

Helene Sacco – Objetos de viagem

Vivian Herzog

Márília Bianchini – Sem titulo_cadeira de balanco_2013

Ernani Chaves

Diego Amaral

 

SERVIÇO [Projeto BR116: circuitos independentes em trânsito]:

Três Estações | Curadoria Casa Paralela
Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência 745, subsolo)
Artistas: Vivian Herzog , Tigo Weiler , Helene Sacco.
Abertura 04/07 (quinta-feira), 19h | Encerramento: 6/09
Performance na abertura do Tigo Weiler, das 20h30 às 21h30
Conversa com artistas na Subterrânea: 20/07 (sábado), 16h

Oficinas no SANTANDER CULTURAL:
“A cozinha do desenho”, com Vivian Herzog: 23/07 (manhã e tarde)
“Construir na arte, acumular na vida”, com Ernani Chaves: 24/07 (manhã e tarde)
Inscrições gratuitas: ecult03@santander.com.

Transferências Temporárias | Curadoria: Atelier Subterrânea
Onde: Casa Paralela (Rua Uruguai, 1577, Pelotas)
Artistas: Ernani Chaves, Diego Amaral, Marília Bianchini
Abertura: 05/07 (sexta-feira), 19h | Encerramento: 06/09
Conversa com os artistas: 06/07 (sábado), 16h
Oficina com Ernani Chaves: 17/08 (manhã e tarde)