Nos dias 21 e 22 de setembro, acontece o seminário Tentativa e Erro, na Casa de Cultura Mário Quinta, que tem como objetivo debater questões ligadas à gestão autônoma de artistas e instituições ligadas à arte contemporânea. As discussões também se concentram em temas que têm permeado o debate sobre as práticas artísticas nos últimos anos: noções como “cena local” e “gestão independente” vêm organizando e potencializando os esforços de artistas e gestores, favorecendo a criação e o fortalecimento de vínculos, gerando acordos táticos e alianças estratégicas que densificam essas novas estruturas e exigem competências trabalhistas, políticas e econômicas mais especializadas dos participantes desse novo sistema de arte, em benefício de uma relação mais efetiva entre a arte contemporânea, a cultura e as sociedades.

Dessa forma, o seminário Tentativa e Erro propõe a reflexão sobre as diferentes formas de compreender a noção de autonomia, analisar suas relações e tensões com as instituições artísticas e, através de suas eficiências práticas, apresentar modelos de gestão que operam de forma autônoma na América do Sul. O curso tem organização de Denis Rodriguez e Curatoría Forense.

Veja abaixo os detalhes do curso:

TENTATIVA E ERRO
Seminário de Gestão Autônoma em Arte Contemporânea
21 e 22 de Setembro de 2013.
Das 10h30 às 19h.
Sala A2B2. Casa de Cultura Mario Quintana, Centro, Porto Alegre. RS, Brasil.
Investimento: R$ 150,00
Vagas: 30. Inscrições de 18 de julho a 28 de agosto de 2013.
Registre-se online, depois deposite: Banco do Brasil (001), agência 2817-7, c/c 32041-2, DENIS R BARBOSA, cpf 245756608-84. Envie seu comprovante de depósito para @Curatoría Forense.
Organizadores: Denis Rodriguez e Curatoría Forense.
Apoio: Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro, Porto Alegre. Brasil)

Contato
Ilze Petroni, pesquisadora de arte / brainstorming@curatoriaforense.net
Denis Rodriguez, artista e gestor autônomo / 51.98004880 / denis@denisrodriguez.com.br
Sites organizadores
• Denis Rodriguez: http://www.denisrodriguez.com.br/
• Curatoría Forense: http://curatoriaforense.net/