De 16 de novembro a 16 de dezembro, Itajaí abriu espaço para o 13º SNAI – Salão Nacional de Artes de Itajaí. Neste ano, o Salão integrou a programação da Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, e trouxe para Itajaí 114 artistas de praticamente todos os estados do Brasil.

Os trabalhos foram apresentados em diversos espaços da cidade (espaços culturais, praças, muro portuário, praia). O núcleo de pesquisa foi composto pelo curador Cauê Alves, pelo artista Divino Sobral e pelo curador geral do 13° SNAI Josué Mattos. A escolha dos três trabalhos premiados foi feita por Ane Fernandes (diretora de artes da Fundação Cultural de Itajaí), Cauê Alves e Divino Sobral.

Os prêmios aquisitivos foram concedidos para os artistas Rosa Bunchaft (Salvador), Felipe Steinberg (Campinas) e Túlio Pinto (Brasília, DF – vive e trabalha em Porto Alegre) com a instalação Nadir # 2.

O evento contou com a participação de um significativo número de artistas do Rio Grande do Sul. São eles, Raquel Ferreira, Daniel Escobar, Juliano Ventura, Romy Pocz, Giovanni Ferreira, André Winter Noble e Túlio Pinto.

Paulo Bruscky e Daniel Santiago, Lenora de Barros, Marcos Chaves, Mônica Nador são alguns dos nomes que também participaram do 13° SNAI a convite do curador geral Josué Mattos.

 

Túlio Pinto | Nadir # 2 | 2013
lâmina de vidro (200 x 80 x 1 cm), pedras e cabo de aço
dimensões variáveis