No dia 15 de maio, quinta-feira, a partir das 18h, acontece uma série de eventos no Atelier Subterrânea que encerra o projeto Atelier como espaço de conversa, contemplado no edital Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013.

Às 18h inicia a mesa redonda com Maria Helena Bernardes (Arena, RS), Francisca Caporali (JACA, BH), Samantha Moreira (Ateliê Aberto, SP) e Bruna Fetter (RS), com mediação de Lilian Maus. As 4 participantes da mesa falam sobre a participação das mulheres nas artes visuais a partir de pontos levantados em entrevistas previamente realizadas e que integram o livro lançado no mesmo dia.

Às 20h30 será lançado o livro de entrevistas A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais, com distribuição gratuita. Organizada pela artista e gestora Lilian Maus, a publicação bilíngue (português/inglês) foi realizada no primeiro semestre de 2014 e consiste em uma compilação de entrevistas realizadas pela jornalista Isabel Waquil com Glória Ferreira, Lia Menna Barreto, Vera Chaves Barcellos, Fabiana Faleiros, Beatriz Lemos, Maria Helena Bernardes, Francisca Caporali, Samantha Moreira, Bruna Fetter e Cristiana Tejo. Artistas, curadores, gestoras, críticas de arte e professoras falam sobre suas trajetórias, dinâmicas do campo artístico e atuação das mulheres neste cenário.

Às 21h30, após a mesa e a distribuição dos livros, a artista e performer Fabiana Faleiros realiza um show na Subterrânea, em um ambiente específico criado pela artista colombiana Olga Robayo. Fabiana Faleiros e Olga Robayo também participam do projeto através de entrevistas para a publicação e site, respectivamente.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://mulheresnaartecontemporanea.wordpress.com/

 

SERVIÇO COMPLETO

Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745, Subsolo)
18h: Mesa redonda com Maria Helena Bernardes, Francisca Caporali, Samantha Moreira, Bruna Fetter e Lilian Maus
20h30: LANÇAMENTO do livro de entrevistas A PALAVRA ESTÁ COM ELAS
21h30: Show/Performance de Fabiana Faleiros

capa1.indd