caxeiro

No dia 13 de setembro, acontece, na Subterrânea, a abertura da exposição Simpático Elegante Caixeiro Viajante, projeto contemplado pelo edital FAC das Artes do Rio Grande do Sul.  A visitação ocorre até o dia 22 de outubro, quando será lançado o livro do projeto.

A mostra é composta por instalações, desenhos, vídeos e objetos que surgiram a partir de uma viagem realizada desde o Paraguai até Porto Alegre por um quarteto de artistas que viveu a “vida de caixeiro” durante as 3 semanas do percurso. João Kowacs, Daniel Eizirik, Leonardo Remor e Denis Rodriguez apresentam agora desdobramentos artísticos  que misturam realidade e ficção em diversas narrativas. Antes da viagem, os artistas explicaram a ideia de se aventurar na experiência de um caixeiro viajante e o que pretendiam que resultasse do deslocamento:

“O projeto é uma vivência que estabelece um paralelo entre o universo do comércio cinza – a chamada muamba – e a produção e circulação de artistas. O narrador da história é um personagem fictício, híbrido de pintor e caixeiro viajante – ele repudia o título de muambeiro, que implica ilegalidade – e é um sujeito que se vê em andanças entre fronteiras e cidades pequenas, com a sua sobrevivência condicionada por esse trânsito e as trocas realizadas. Viveremos a vida do nosso personagem e voltaremos cheios de mercadorias, especiarias, uma exposição no Atelier Subterrânea e um livro.”

Carregada em cores e texturas, a exposição mistura objetos dos mais diversos materiais e contextos no espaço inusitado da galeria de arte. James Zortea, artista e gestor do Atelier Subterrânea, reflete sobre o cruzamento das esferas sociais e artísticas: “Qual o valor da muamba ao assumir o estatuto de arte? O que está posto em jogo quando o apelo das quinquilharias chinesas é atravessado pelo gesto dos artistas? O exercício do inútil pode criar sentido para o valor das coisas?”. As fotografias, anotações e vídeos produzidos ao longo da viagem dão pistas dos sentidos criados nessa experiência e deixam vivas, dentro do espaço artístico, a memória e a saga do caixeiro.

SERVIÇO

Exposição Simpático Elegante Caixeiro Viajante
Local: Atelier Subterrânea (Avenida Independência, 745, subsolo – Porto Alegre)
Abertura: 13 de setemebro, 16h
Visitação até 22 de outubro, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Agendamentos para visita em outros horários: contato@subterranea.art.br
Lançamento do livro do projeto: 22 de outubro, 19h
Projeto contemplado pelo FAC das Artes Rio Grande do Sul e executado por Leonardo Remor, Denis Rodriguez, João Kowacs e Daniel Eizirik