O CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN), para além das mostras competitivas de longas, médias e curtas-metragens, bem com do Panorama Internacional de Festivais, contará também com atividades que propõem uma relação direta de sua programação com outras propostas expositivas. Uma delas será a videoinstalação “Expiração 02”, do artista mineiro Pablo Lobato, que ficará aberta à visitação no Atelier Subterrânea, durante o festival.

A exposição consiste em uma videoinstalação composta por monitores ligados à máquina Expiração, que roda ininterruptamente vídeos produzidos a partir de imagens de arquivo nunca utilizadas antes e que também nunca foram reproduzidas – ou seja, imagens das quais não existem cópias. São restos de filmes, arquivos de viagens, de família ou amigos coletados ao longo de doze anos de trabalho com audiovisual, tudo do acervo pessoal do artista.

Quando acionadas, no dia da abertura da exposição, as máquinas determinarão aleatoriamente o tempo de existência de cada vídeo por meio de um software desenvolvido especialmente para o projeto. Deste modo, depois de determinado tempo, as imagens vistas naquele momento único deixarão de existir.

Pablo Lobato esclarece que a intenção não é simplesmente apagar as imagens, “mas sim dar um novo estado a elas”. O objetivo “é gerar um corpo a corpo do público com as imagens, que depois de extintas passam a existir apenas na memória das pessoas”. Segundo o artista, movido pela inversão da lógica que atualmente guia as práticas industriais de produção, armazenamento e circulação de imagens, o projeto Expiração cria a possibilidade de estarmos diante de imagens e sons gravados que deixarão de existir, na contramão do excesso.

Ao mesmo tempo em que se guarda tudo, muitas das imagens hoje armazenadas permanecem inutilizadas: as pessoas as deixam em “algum lugar”, mesmo quando são imagens que as tocam ou interessam. “Desgravar não para apagar, mas para liberar gravidades. O que interessa é a inspiração, ou antes, o sopro. Expiração é furtar. Aspiro a um mínimo de vida em estado bruto”, diz Pablo no catálogo de Expiração 01.

“Expiração 02” terá em sua abertura uma performance de Pablo Lobato que consistirá no acionamento das máquinas que determinarão a duração de cada vídeo (a informação estará disponível ao público). A exposição poderá ser visitada no Atelier Subterrânea durante a programação do festival CineEsquemaNovo.

Abertura: 23 de abril | 19h
Exposição estará aberta do dia 23 ao 30 de abril, das 14h às 20h.

Mais informações pelo email: contato@subterranea.art.br