Entre os dias 19 de agosto e 19 de outubro, a exposição coletiva LINDE – Cidade Especular pode ser visitada na Galeria Xico Stockinger (6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana/CCMQ). A mostra é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi e Museu Arte Contemporânea RS(MACRS) e do Espacio de Arte Contemporáneo do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai.

A coletiva, com curadoria da Ío, reúne artistas do Uruguai, Argentina e Brasil e visa especular como indivíduos das três nações contíguas criam, dentro da complexidade de uma cidade e de suas poéticas, estratégias de individuação; e também como narrativas pessoais se inserem e constroem nossa concepção e ação no mundo que nos cerca

O termo LINDE é compartilhado pelos idiomas espanhol e português, cujo significado remete a uma linha ou ponto, real ou imaginário, que marca a separação entre duas coisas, em especial entre dois territórios. A mostra é composta por fotografias, esculturas, vídeos, instalações, objetos e web art, tendo surgido na residência Sala Taller III, realizada no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC), em Montevidéu/ Uruguai, em 2013. A primeira edição internacional do projeto contou a participação dos artistas Julia Masvernat, Juan Gugger e Leonello Zambón, da Argentina; Túlio Pinto e Ío – duo formado por Laura Cattani e Munir Klamt- do Brasil; além da uruguaia Magela Ferrero.

O grupo buscou expandir seu processo criativo por meio de uma rede de trocas internacionais, onde cada artista convidou outro de um dos países envolvidos. Assim, passou a existir o projeto Linde, composto por três exposições: Argentina, Uruguai e Brasil, totalizando 13 artistas dos respectivos países. A primeira etapa se realiza em Porto Alegre, com o título “LINDE – Cidade Especular”, sob a curadoria da Ío, e conta, além dos sete artistas do grupo original, com quatro convidados do Brasil, Argentina e Uruguai. São eles: Felipe Moraes e Nazareno Rodrigues (Brasil), Ignácio Rodriguez (Uruguai) e Luciana Lamothe (Argentina)

 

SERVIÇO
Exposição LINDE – Cidade Especular
Local: Galerica Xico Stockinger – 6º andar CCMQ (Andradas, 736).
Visitação: De 20 de agosto a 19 de outubro.
Horário:
Segundas, das 14h às 19h;
Terças a sextas, das 10h às 19h;
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.

Informações:
Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi:
ieavi@sedac.rs.gov.br / 51.3216-9913
Vera Pellin – Diretora do IEAVi:
vera-pellin@sedac.rs.gov.br / 51.9952-6192
Artistas: lbcattani@gmail.com/munirklamt@gmail.com/ (51) 3012-5943/ 9363-8699/ 9352-3309.

 

Fotos: Túlio Pinto

 

Túlio Pinto – Nadir #8

Linde4

linde2

 

Nazareno

linde1

 

Leonello Zambón – Máquina de(l) tiempo

linde3