No dia 25 de janeiro, domingo, às 19h, acontece a Mostra CineBar 2014: Especial 10 anos Pinacoteca. O evento conta com a exibição de sete filmes, entre eles Caixa de desenhos (2014), de James Zortéa. O CineBar acontece mensalmente no Pinacoteca Bar (Rua da República, 409 – Cidade Baixa – Porto Alegre) com o objetivo de divulgar e projetar produções audiovisuais em um espaço de encontro e debate que se distingue dos tradicionais locais de exibição.

Confira a programação completa do evento:

– Balance (1989), de Christoph e Wolfgang Lauenstein.
Ganhador do Oscar de Melhor Curta de Animação em 1989, Balance trabalha em uma plataforma futurística onde todos os homens parecem ser iguais em um constante e entediante equilíbrio. O aparecimento de uma misteriosa caixa interrompe e questiona a individualidade e estabilização dos personagens.

– Sioma, o papel da fotografia (2014), de Eneida Serrano e Karine Emerich.
O documentário narra a trajetória do fotógrafo ucraniano, Sioma Breitman. Radicado no sul do Brasil ainda na primeira metade do século 20, ficou conhecido pelos seus retratos com luzes e sombras dramáticas. Desenvolveu seu arquivo histórico em uma época onde o processo digital não havia interferido diretamente no comportamento social, que lidavam com esses relatos visuais de forma mais íntima. O filme é uma homenagem a Breitman e é contado a partir de depoimentos daquele que foram captados pela lente única de Sioma. Ganhou os prêmio de “Melhor Curta-metragem de 2014 concedido pelo Arquivo Nacional”, “Melhor Trilha Sonora, no Festcineamazônia”, “Prêmio Aquisição TVE” no 42º Festival de Gramado e o “Prêmio Aquisição RBS no 42º Festival de Gramado”, todos no ano de 2014.

– Caixa de desenhos (2014), de James Zortéa.
Trazendo os espaços expositivos das galerias de arte para dentro da mostra. O curta conta com a sua poética de caráter experimental, no qual o diretor aplica a sua pesquisa dentro das artes visuais nas mais inusitadas situações cotidianas, alcançando distintos resultados plásticos nos seus ensaios fílmicos. Narrativas fragmentárias são talhadas e desconstruídas com o uso de diferentes linguagens audiovisuais, onde James dá um novo significado ao espaço destinado as projeções independentes de cinema.

– Céu, inferno e outras propriedades do corpo (2011), de Rodrigo John.
O personagem principal é um cachorro com um coração partido que percebe sua realidade de uma maneira muito peculiar, convidando a um olhar sobre sua rotina tragicômica. No qual empreende uma viagem ao centro do próprio umbigo. Enquanto isso, o mundo acaba ao seu redor. O filme foi premiado em vários festivais, como o “Cine Esquema Novo”, “Fantaspoa” e o “Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”, no ano de 2011. Uma produção da Osso Filmes, que trabalha em diferentes dimensões, recortes, stop-motion e ação ao vivo, sempre buscando espaço para a experimentação mesmo no âmbito da animação.

– Nove e meia (2012), de Filipe Ferreira.
Um homem tem a sua família destruída por um terrível acidente de trânsito, que tira a vida de sua única filha. Desesperado e passando por um divórcio conturbado, descobre no souvenir que guardou da tragédia a chave para encontrar novamente o responsável pelas suas perdas.

– DANS[SA] (2014), de biAh weRTher.
Idealizado a partir do projeto FBI (Filme para Baixar e Interferir), que discute as questões de autoria. O curta foi realizado de um material bruto rodado em 16mm durante a Festa de Navegantes, em Porto Alegre. A diretora descreve a sinopse como “um silêncio que são dois”.

– Retirantes (2014), de Maíra Coelho.
O curta-metragem é inspirado na pintura de 1944 de Cândido Portinari, levando o mesmo nome – Retirantes. No qual relata a história da luta diária de uma mulher em terras áridas e sem conseguir alimentar o seu filho. Durante o seu caminho vai ao encontro de pessoas na sua mesma situação, orando por auxílio ao som de um pequeno grupo de forró que caminha em retirada.A narrativa busca através da fantasia revelar elementos fascinantes sobre os obstáculos vividos por um povo esquecido.O filme mescla teatro de bonecos, artes visuais, cinema e é ambientado com elementos peculiares à realidade do agreste e seus fenômenos universais, através das técnicas de live-motion e stop-motion. O que faz desta animação ter o ineditismo dentre este tipo de obra no Rio Grande do Sul. A obra já ganhou três prêmios internacionais no 14° Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, nas categorias “Melhor Trilha Musical”, “Melhor Curta de Animação” e “Menção Especial do Juri” no 21° Festival Latinoamericano de Video y Artes Audiovisuales, em Rosário, na Argentina, em 2014.
Realização: Pulpo Cultural e Osso Filmes.
Apoio: Pinacoteca Porto Alegre e Cerveja Província.
Mostra CineBar 2014: Especial 10 anos Pinacoteca.
QUANDO: 25 de janeiro – domingo às 19 horas, com coquetel de degustação de cerveja. Sessão tem início às 20 horas.
ONDE: Pinacoteca Bar (Rua da República, 409 – Cidade Baixa – Porto Alegre).
QUANTO: Gratuito.