A galeria Amarelonegro, em Ipanema, inaugura, no dia 15 de dezembro, quinta-feira, às 19h, a exposição coletiva “corpo incógnito: água viva”, com curadoria de Marcelo Campos. No mesmo dia da abertura acontecerá o lançamento do livro O céu da célula de Alberto Saraiva.

A mostra reúne 19 artistas: Andréa Facchini, Bete Esteves, Brígida Baltar, Celina Portella, Daniela Seixas, Danielle Fonseca, Efrain Almeida, Fábio Magalhães, João Penoni, Julio Lucio, Lilian Maus, Matias Mesquita, Moleculagem, Patrizia D’Angello, Rafael Adorján, Raul Leal, Reuber Marchezini, Sofia Caesar e Vijai Patchineelam.

corpo incógnito: água viva
“Vejo que nunca te disse como escuto música”, afirma a personagem de Clarice Lispector no livro Água Viva, “apoio de leve a mão na eletrola e a mão vibra espraiando ondas pelo corpo todo”. Tais sensações que estariam para alem da consciência racional do mundo são extremamente exploradas pela escritora. A aventura de escrever expõe‐se ao espectador como tarefa corporal, sensível e sensorial. Com o corpo todo, diria repetidamente a autora.

O objetivo desta exposição é apresentar artistas de distintos lugares do Brasil que tratam a arte, as imagens, os mecanismos, a partir dessas sensações ampliadas. Nos trabalhos, vemos a idéia de corpos incógnitos: lágrimas, sangue, ondas, maresias. Concomitantemente, as sensações deflagram imagens onde a própria imagem do corpo é incerta, ofuscada pelas luzes das vitrines, pela vibração de caixas sonoras, pela iridescência de raios de luz sobre a água, por tintas espalhadas
Pelo chão. O que está por trás dos muros, das paredes, dos letreiros? Efeitos de superfície. Paraísos artificiais.

Afirma‐se, nestes trabalhos, a profundidade de imagens que nos iludem por sua estridência, deflagrando objetivos impalpáveis, impossíveis, revelando o corpo incógnito que só pode vir à luz pela invenção da arte, manipulando desejos, dor, estados passionais.
Marcelo Campos

Serviço

Exposição: Corpo incógnito: água viva
Lançamento do livro O céu da célula de Alberto Saraiva
Galeria: Amarelonegro Arte Contemporânea
Endereço: Av. Visconde de Pirajá, 111, loja 2, Ipanema
Abertura: 15 de dezembro.
Duração: 16 de dezembro 2011 14 de janeiro de 2012.
Tel: (21) 2549-3950
Email: amarelonegro@amarelonegro.com
Site: www.amarelonegro.com
Funcionamento: Segunda a Sexta, de 14 às 19h, Sábado, de 11 às 16h.
Entrada franca.