Mostra Individual do artista visual Shima

De 03 a 10 de dezembro de 2009, o Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo) recebe o artista paulistano Shima. Esta é a primeira vez que o artista expõe em Porto Alegre. Seis performances, quatro vídeos, uma instalação e uma oficina compõem a mostra que durará 7 dias.

Depois de representar o Brasil em quatro festivais internacionais de performance arte (Polônia, Alemanha, Venezuela e Chile) e percorrer 12 cidades de 10 estados brasileiros apresentando seus trabalhos, o artista encerrará sua agenda de 2009 com a individual “Você Está Aqui”, no Atelier Subterrânea.

O artista informa que a exposição no Subterrânea foi pensada exclusivamente para o espaço, levando em conta a sua natureza de ateliê/laboratório, bem como a cidade de Porto Alegre: “Conhecendo este projeto, que associa espaço expositivo e ateliê, pude planejar com antecedência todas as ações, pensando no cubo branco não só como espaço expositivo, mas também como espaço de troca e interatividade, focado na presença do público, que situa-se diante de uma obra, e não mais em uma relação passiva e arcaica de emissor-receptor. As obras que apresento exigem do visitante respostas e perguntas, indagações e especulações, enfim, o seu ‘estar’ diante do que está sendo apresentado. Sinto que este projeto terá uma boa receptividade na cidade, já que algumas ações serão realizadas em praça pública. Acredito também que o Atelier Subterrânea tem uma trajetória independente de um mercado tradicional, e a partir dos diversos pontos que temos em comum elaboramos juntos esta exposição.” acrescenta.

Para criar este “ambiente”, o artista exibirá 6 performances distintas e 4 vídeos (confira programação abaixo) distribuídas em 7 dias, e mais uma oficina, intitulada “Ilhas e Arquipélagos”, que tomará o espaço expositivo nos dias 4, 5 e 6/12. Os participantes da oficina também apresentarão suas criações em uma data estabelecida dentro da programação.“A idéia é manter o espaço vivo, que atraia pessoas, que torne o espaço ativado, junto do seu entorno. A idéia básica é a performance, a arte da ação, a arte ao vivo, realizada não somente pelo artista, mas também por quem a freqüenta, além de ser também uma oportunidade de outros artistas vivenciarem a performance arte e o espaço expositivo” diz Shima.

Flickr is currently unavailable.

“Você está aqui”, Mostra Individual de Shima, com performance e vídeos
Abertura: 3 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Performance “Traveller”, de 3 horas de duração, com início às 17h
Sorteio de obra doada na abertura, às 21h30min
Visitação: de 4 a 10 de dezembro
Local: Atelier Subterrânea (Av. Independência, n° 745/Subsolo – Porto Alegre/RS)

OFICINA: sexta 4/12 (20h-22h), sábado 5/12 (14h-19h), domingo 6/12 (14h-19h), segunda 7/12 (encontro para definir apresentações dos alunos no Atelier Subterrânea, a serem realizadas no dia 9/12). Valor do curso: R$ 150,00 (inscrições por email: contato@subterranea.art.br).
Encerramento: 10 de dezembro de 2009