Projeto Vetor será lançado na Subterrânea no dia 16 de março com a participação de Ícaro Lira (CE)

Contemplado na 9ª Edição do Prêmio Nacional Funarte Artes Visuais, o Projeto Vetor será lançado a público no Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo) dia 16 de março, sábado, às 16h. O bate-papo contará com a presença do artista Ícaro Lira, primeiro selecionado para a residência artística na região do litoral sul do estado, e com os gestores do espaço (Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus e Túlio Pinto).

O projeto coloca a Subterrânea como um vetor de apoio a pesquisas artísticas no interior do Rio Grande do Sul feitas por artistas de outras regiões do Brasil. Foram selecionados três projetos para as regiões do Pampa, da Serra e do Litoral que serão realizados nos meses de março, abril e maio. Ao final de cada residência, será feito um compartilhamento das experiências na sede do Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo), em Porto Alegre, assim como nas cidades em que a residência for executada. Foram selecionados Ícaro Lira (CE) para a região da Lagoa dos Patos, Luísa Nóbrega (SP) para o Pampa e Sara Lambranho(MG).

 

Saiba mais sobre os projetos selecionados:

Ícaro Lira: Projeto Náufrago / Região Litoral/ Período: Março
Em “Projeto Náufrago”, Ícaro Lira irá percorrer a região da Lagoa dos Patos em uma espécie de investigação arqueológica sobre os elementos naturais e arquitetônicos do local, assim como as mudanças que este sofre. Os constantes acidentes marítimos que provocam alterações no ambiente, desde novos faróis até adaptações da fauna local, sustentam a proposta de investigação e percurso, que irá espontaneamente contar com a presença de moradores da região. Serão resultantes deste percurso videos-diários, fotografias, catalogação dos “sítios arqueológicos”, cadernos de viagem e instalações com os objetos encontrados.

Ícaro Lira
Cadernos-Livros
Colagem, Papel Vegetal, Fita Adesiva, Fotografia.
Fortaleza-CE/Rio de Janeiro/RJ – 2010.
Imagens – Luciana Paiva

O trabalho faz parte do projeto Biblioteca de Bolso
http://bibliobolso.blogspot.com.br/

 

Luísa Nóbrega: Projeto Em nome do pai ou veemência, culto / Região Pampa / Período: Abril

“Em nome do pai ou veemência, culto” aborda a atuação corporal durante os cultos nas igrejas pentecostais e neopentecostais do Pampa, região que, segundo o IBGE, tem o maior número de evangélicos do estado. A partir dos registros feitos nas igrejas, a artista propõe uma série de outras atividades que se situam na intersecção entre arte e religião, como vídeo, oficina, performance e uma pequena publicação. Como se instauram e se modificam os lugares de fala durante o culto e de que maneira o corpo reage às interdições e prescrições feitas pela igreja são algumas das questões levantadas no projeto.

Luísa Nóbrega
Soberba e penitência ou os sapatos vermelhos
performance, 2010
duração média 2h40

 

Sara Lambranho: Projeto Notícias de casa / Região Serra / Período: Maio
O projeto de Sara Lambranho tem como intuito construir um registro de memórias e representações através dos espaços de moradia de diferentes cidades da região da Serra. Utilizando a linguagem audiovisual, a artista irá capturar o interior de 10 casas em diferentes contextos socioeconômicos, intercalando som e imagem. Através do desvelar destas paisagens, “Notícias de Casa” constrói uma memória cotidiana das cidades, do seu dia-a-dia.

Sara Lambranho
Ascensão Social
Intervenção Urbana, 2011

 

Lançamento do Projeto VETOR

Quando: 16 de março, sábado
Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745/Subsolo)
O que: Bate-papo com Ícaro Lira (CE) e gestores da Subterrânea (Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus e Túlio Pinto).

Saiba mais sobre o edital aqui.