Completados quase dois terços de seu percurso, o Projeto VETOR chega em sua reta final com a residência de Sara Lambranho em Gramado. Na Serra, a artista mineira irá desenvolver o vídeo “Notícias de Casa”, que consiste em captar imagens em moradias e, através da montagem de fragmentos visuais e sonoros, oferecer um olhar sobre a memória e história da região partindo destes micro-universos.

Através dos planos fechados, a artista pretende criar situações que apresentem também uma atmosfera misteriosa pelo recorte da câmera, não desvelando totalmente o objeto filmado. A pesquisa é, em seu âmago, uma investigação de questões políticas, comportamentais e econômicas que se revertem no espaço retratado. Além dos artifícios técnicos, para compor seu trabalho, Sara se envolve em situações de constante negociação para tornar viável a realização de suas propostas.

Outros trabalhos que compõem a trajetória de Sara já carregam consigo estas relações de convencimento que ela tem de estabelecer. Em “Ascensão Social”, por exemplo, ela conseguiu autorização de uma moradora para construir um muro de 6 metros de altura em cima da fachada da casa. O vídeo satiriza poeticamente as questões da desigualdade e joga com o caráter literal e metafórico que esta mudança do espaço representa.

Em Gramado, a artista pretende visitar em torno de 10 casas de diferentes características sócio-econômicas para realizar o vídeo. Entretanto, assim como ocorreu com os outros dois projetos de VETOR, realizados por Ícaro Lira e Luísa Nóbrega, “Notícias de Casa” pode se expandir para além dos limites prévios deste primeiro esboço. Dependerá, desde o princípio, do poder de negociação da artista e da diversidade que as direções da investigação irão proporcionar.