A Secretaria de Estado da Cultura, o Atelier Subterrânea e o Santander Cultural apresentam as oficinas do projeto BR116: circuitos independentes em trânsito, com Vivian Herzog e Ernani Chaves

 

Imagem da obra de Vivian Herzog

Nos dias 23 e 24 de julho, o Santander Cultural e o Atelier Subterrânea apresentam em parceria as oficinas de Vivian Herzog, “A cozinha do desenho: confecção e experimentação de materiais alternativos” e Ernani Chaves, “Construir na arte, acumular na vida”. As atividades integram o projeto BR116: circuitos independentes em trânsito, realizado pelo Atelier Subterrânea e Casa Paralela, de Pelotas, e também compõem o projeto Oficinas de Inverno do Santander Cultural.

Em “A cozinha do desenho: confecção e experimentação de materiais alternativos”, Vivian Herzog explora as diferentes receitas que dão forma a materiais tradicionais do desenho, tais como pastel seco, nanquim e aquarela líquida. Na primeira parte da oficina, a artista e professora do Centro de Artes da UFPel apresenta aspectos sobre a técnica do desenho, passando então para a confecção dos materiais a partir de matérias primas acessíveis. Em um segundo momento, o grupo realiza a experimentação dos materiais produzidos na elaboração de desenhos.

A oficina de Ernani Chaves possibilita o contato com o universo da sobra e ressignificação de materiais do cotidiano. “Construir na arte, acumular na vida” propõe o exercício da construção e desconstrução como forma e possibilidade de reinvenção. Ao pensar o conceito de movimento e de ciclo na arte, são criadas práticas de colagem e agrupamento de materiais. A ideia é explorar o conceito de arranjo, despertando o deslocamento do olhar dos alunos para o espaço acumulado de sobras do dia-a-dia, a partir de práticas artísticas inventivas.

Oficina “A cozinha do desenho: confecção e experimentação de materiais alternativos”
Por Vivian Herzog
Público alvo: Professores e interessados (15 vagas)
Quando: 23 de julho (terça-feira), manhã e tarde
Onde: Santander Cultural
Inscrições: ecult03@santander.com

Oficina “Construir na arte, Acumular na vida”
Por Ernani Chaves
Público: Professores e interessados (15 vagas)
Quando: 24 de julho, manhã e tarde
Onde: Santander Cultural
Inscrições: ecult03@santander.com