* Inscrições esgotadas; lista de espera disponível

Nos dias 8 e 9 de maio, a curadora e pesquisadora Beatriz Lemos ministra a oficina “O circuito de Arte e as Estratégias de Atuação: Mapeando o Meio Profissional da Arte” na Subterrânea. O curso faz parte do projeto “Atelier como espaço de conversa”, contemplado pelo  Prêmio Mulheres nas Artes Visuais, da Funarte em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que tem como objetivo investigar a atuação e participação das mulheres no campo da arte contemporânea.

Além da oficina, fazem parte do projeto um livro de entrevistas (lançamento dia 15 de maio), exposição Obscenidades para donas de casa, de Cláudia Barbisan e Amélia Brandelli (26 de abril), performance de Fabiana Faleiros, instalação de Olga Robayo, intervenção de Patrícia Francisco e mesa redonda com Francisca Caporali e Samantha Moreira. Outros conteúdos podem ser acessados no portal Mulheres na Arte Contemporânea.

INSCRIÇÕES:

Enviar para email para ateliersubterranea@gmail.com

Destacar no “Assunto”: INSCRIÇÃO OFICINA

Informar: Nome, Telefone, RG.

*Inscrições de acordo  com a disponibilidade de vagas e por ordem de solicitação. Em caso de lotação, será feita uma lista de suplentes.

 

SÚMULA DA OFICINA:

O curso se direciona a artistas, curadores, produtores de arte e interessados na atuação profissional do campo das artes visuais contemporânea. Tem como objetivo o debate sobre conceitos circuito, sistema e campo e as formalizações que engendram na prática, na produção da arte.

Os encontros terão como base de debate a cena local onde o curso for realizado, levando em consideração temas pertinentes às áreas da crítica, produção, comercialização, circulação, difusão e inserção do trabalho de arte. Pretende-se apresentar historicamente os conceitos e seus discursos, expondo mecanismos de funcionamento. Analisar a produção de arte voltada para a crítica institucional e o ‘site-specific’, bem como suas possibilidades táticas e estratégicas e as novas instituições. Pesquisar os dispositivos de mediação da arte com seus lugares de acontecimento, privados ou públicos, e estudar o conceito de esfera pública.

Será importante a leitura de portfólios dos participantes, tanto artistas quanto curadores e demais profissionais, com o intuito de traçar em conjunto um panorama da cena local, visando o planejamento de ações diretas e condizentes com as práticas contemporâneas em arte.

 

PÚBLICO:

Direcionado a estudantes e profissionais em início de trajetória

 

CRONOGRAMA

8 de maio, das 14h às 18h

Fala de apresentação do projeto Lastro – intercâmbios livres em arte.
Mapeamento visual do circuito de arte:
Circuito, sistema e campo de arte: suposições.
A figura do artista como elemento central deste sistema circuito e o curador como um ativador de contatos entre agentes e cenas de arte.
Reflexões e autores sobre o assunto.

9 de maio, das 14h às 18h
Leitura dos portfólios dos participantes (projetos de publicações, pesquisas em andamentos, obras artísticas e projetos curatoriais) e comentários sobre cada apresentação.
Cartografia dos espaços de arte, propostas independentes e práticas artísticas locais com intuito de experimentar um exercício reflexivo com os participantes para a elaboração de possíveis projetos culturais de ativação da cena contemporânea local.

 

 

edital mulheres_ aplicação de logomarcas