A fim de fomentar um ambiente de discussão que guie o desenvolvimento da plataforma de compartilhamento proposta no projeto Cadernos de Gestão, o Atelier Subterrânea organizou, no mês de maio, duas palestras com gestoras e pesquisadoras do cenário artístico brasileiro.

No dia 9 de maio, a pesquisadora e curadora Beatriz Lemos veio a Porto Alegre para ministrar a palestra “PLATAFORMA LASTRO: intercâmbios livres em arte”. A conversa teve como foco o espaço virtual que a curadora desenvolve desde 2011 para abrigar a pesquisa que realiza pela América Latina desde 2005. A investigação tem o objetivo de levantar dados e estabelecer relações de intercâmbio e de troca entre espaços, artistas e pesquisadores em diferentes países.

Ainda em maio, no dia 16, foi realizado um bate-papo aberto com as gestoras Samantha Moreira, do Ateliê Aberto (Campinas/SP) e Francisca Caporali, do JA.CA (Belo Horizonte/MG) sobre suas experiências na administração de espaços artísticos independentes. Também ganhou destaque, durante a conversa, o projeto Indie.Gestão, realizado em parceria pelo JA.CA e Ateliê Aberto. A iniciativa resultou em diagnósticos de gestão e na residência de gestores de espaços artísticos das cinco regiões do Brasil, para momentos de debate, trocas e aprendizado.

Sobre o projeto Cadernos de Gestão
Aprovado no Edital SEDAC nº 07/2013, Edital de Concurso Pró-cultura RS FAC Processos Culturais Colaborativos, o projeto tem como objetivo a criação de uma plataforma para compartilhamento de informações sobre a administração e sustentabilidade de espaços artísticos independentes. A ideia é queo espaço virtual sirva para trocas de saberes e comunicação e que seja estabelecida, assim, uma rede de cooperação entre instituições que convivem em situações muito parecidas, embora em diferentes localidades.