No sábado, 2 de Agosto, o Cinedrome – cineclube criado em 2012 por alunos do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos – promove uma sessão especial no Atelier Subterrânea. Intitulado Cinedrome Experimental, o evento conta com a exibição de 5 curta-metragens, um recorte de produções realizadas nacional e internacionalmente de diversas épocas e estilos.

Serão exibidos:

Corda (2014, Pablo Lobato – 7min) Acompanhando uma das principais procissões católicas do Brasil e do mundo, o Círio de Nazaré, Pablo Lobato desenvolve uma narrativa de corpos e simbolismos, refletindo sobre as tradições e a religião.

Ko (2008, Dellani Lima – 5min) Há fogo no lago: a imagem da revolução. Série de imagens (hexagramas) com referências no I Ching ou “Livro das Mutações”, um texto clássico chinês da filosofia de vida taoísta. As imagens são colagens feitas com câmeras digitais, foto, celular e animações

Mr. Frenhofer and the Minotaur (1949, Sidney Peterson – 20min) Peterson faz neste filme uma adaptação moderna do mito do Labirinto do Minotauro, referenciando A Obra-prima Ignorada, de Balzac e Minotauromachie, de Picasso.

Outer Space (1999, Peter Tscherkassky – 10min) Seguindo uma mulher adentrando uma casa “assombrada”, Tscherkassky cria, por meio da reutilização de antigos trechos do cinema de horror, uma desconstrução dos paradigmas narrativos e estéticos do cinema em geral.

A sessão conta ainda com um Curta Surpresa, seguindo o caráter experimental dos outros filmes da sessão.

O Cinedrome promove sessões desde 2012 com o intuito de reunir cinéfilos e discutir cinema. A curadoria desta exibição é do professor, artista visual e co-gestor da Subterrânea, James Zortéa e do ministrador da cadeira de cinema experimental do CRAV, Milton do Prado, que comandará o debate após a sessão.

Serviço:
Cinedrome Experimental
Sessão de 5 curta-metragens, seguida de debate com mediação de Milton do Prado
Quando: 2 de agosto, sábado, às 16h
Onde: Atelier Subterrânea (Av. Independência, 745, subsolo, Porto Alegre)
Contato: cinedromeunisinos@gmail.com contato@subterranea.art.br

 

Corda (2014, Pablo Lobato – 7min)

CORDA2 corda3