A galeria Coleção de Arte (Praia do Flamengo, 278 – Térreo – Bairro Flamengo) inaugura, dia 10 de novembro, às 19h, a exposição “(Des) equilibrios e (im) perfeições”. A mostra, com a curadoria de Marcus de Lontra Costa, apresenta trabalhos dos jovens artistas Alvaro Seixas (RJ), Clara Benfatti (SP), Guilherme Dable (RS), Hugo Houayek (RJ), Luciana Paiva (DF), Túlio Pinto (RS) e Virgílio Neto (DF) que, atualmente, se destacam em editais, prêmios, salões, residências artísticas e produção acadêmica.

O enunciado de uma equação artística é a sua paisagem, a sua estrutura teórica, a elaboração de sua práxis, a clareza e o método, o seu equilíbrio e a sua perfeição.

A incógnita de uma equação artística é o seu sujeito, o protagonista a ser revelado, o ator que dá sentido ao fato, ao drama e a comédia da reconstrução do mundo. Essa é a exigência do olhar; procurar, revelar, entender o mundo como matemática, relação entre quantidades, valores, espaços, estruturas e sistemas, linguagens. Essa é a inquietude do olhar; projetar, desenhar, construir o mundo como um diálogo entre o real e o abstrato, a verdade e o mistério, descobrir, fundar, encantar. eles estão por aqui, de várias cidades brasileiras, reunidos nessa mostra que tem por objetivo maior a criação de diálogos, a descoberta de similaridades, pontos de encontro, tangências, conjuntos, reuniões. Eles estão por aí, nessa rede das imagens invisíveis, garimpando no cascalho do mundo contemporâneo, criando artefatos de significado lendário, faunos, sereias, corpos e cânticos de permanente sedução.

tulio equilíbrio e tensão.

guilherme espaço e clareza.

clara escala e delicadeza

alvaro método e imprecisão.

hugo forma e vibração.

virgilio mistério e transcendência.

luciana sistema e linguagem.

com quantos paus se constrói uma canoa. com quantos artistas se constrói uma coletiva.

com quantas paisagens se constrói o mundo. com quantas mentiras se constrói a verdade.

com quantas verdades se constrói a mentira. com quantos sonhos se constrói a realidade.

quanto equilíbrio se precisa para construir um abismo.

quanta perfeição se precisa para construir um sonho.

quanto desequilíbrio se precisa para construir uma ponte.

quanta imperfeição se precisa para construir a vida.

 

marcus de lontra costa

rio. outubro. 2011