Os artistas Laura Cattani, Munir Klamt (ÍO) e Túlio Pinto acabam de encerrar um período de 3 meses de residência artística no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC), do Ministério de Educação e Cultura em Montevidéu, Uruguay. O intercâmbio foi resultado de uma parceria estabelecida entre o Instituto Estadual de Artes Visuais do Rio Grande do Sul (IEAVi) e o EAC, representados respectivamente, por Vera Pellin e Fernando Sicco. Os gaúchos integraram a 3ª edição do programa de residência Sala_Taller, promovido pela instituição uruguaia.

No próximo dia 27 de novembro, quarta-feira, a partir das 19h, na Sala C2 da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas – 736), os artistas relatam as experiências de trabalho durante a residência artística no projeto Sala_Taller III – Regional, com a promoção conjunta do IEAVi e da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mário Quintana (AACCMQ).

No dia 1° de novembro, em Montevidéu, o encerramento da residência contou com a apresentação dos últimos trabalhos realizados durante o programa. Como desdobramento dessa experiência, surgiu a proposta de circulação de exposições em Porto Alegre, Córdoba, Buenos Aires e Santiago (Chile), com encerramento em Novembro de 2014 em Montevidéu. Esta edição do programa de residência também contou com a participação de Julia Masvernat, Juan Gugger e Leonello Zambón, da Argentina, e da Magela Ferrero, do Uruguay.

O Espacio de Arte Contemporáneo, onde foi realizada a residência, funciona no prédio de uma antiga prisão (Cárcel de Miguelete, 1888 – 1990). Cada artista recebeu como espaço de trabalho duas celas: uma como atelier e outra como sala expositiva.

Túlio Pinto | Nadir | 2013 | lâmina de vidro (200x50x0,6 cm), pedras e cabos de aço | dimensões variáveis

 

Reprodução II – Ío, 2013.
SERVIÇO:
IEAVi – Diálogos Visuais: Residência artística
Data: 27 de novembro
Hora: 19h
Local: Sala C2, Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas – 736),
Entrada Franca e aberta ao público